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quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Existe "certo" ou "errado" no Budismo?

Uma amiga conversava comigo e me questionou se o Budismo tinha parâmetros como certo e errado, ou como fazer, sob a ótica do pensamento Budista para julgar uma decisão como boa ou ruim. No meio de tanto papo mal explicado fiz um resumo pra ela que foi a base desse texto simples e curto.

Existe então certo e errado para o Budismo? Sim, existe. E não é tão difícil de entender. Inclusive referências (confiáveis e sérias) pra isso são até possíveis de se achar na internet se você souber procurar.

O Anguttara Nikaya, uma das divisões do Cânone Budista, concentra essa avaliação nos resultados empíricos das escolhas, diferente da visão teística onde a ênfase é numa causa externa, como um possível castigo advindo de uma mágica sobrenatural.

Assim os textos levantam três tipos básicos de ações que podemos tomar:

1. Ações completas (ou meritórias);
2. Ações incompletas (ou não-meritórias);
3. Ações indeterminadas (ou neutras até algum momento).

Ações incompletas são aquelas que produzem os três venenos, que são o apego, o ódio e a ilusão enquanto as completas são as que criam causas para que os três venenos não brotem. Indeterminadas são aquelas que não se pode definir ou que não levem momentaneamente a algum ponto preciso. Ou seja, isso quer dizer que o primeiro passo é refletir sobre o resultado da ação; em que direção sua escolha ou decisão te leva?

Entendendo que o ponto central está nos resultados da ação, como então perceber que tipo de resultado ela terá?

Existem três referências de análise:

1. A referência da própria consciência. Sua própria sensibilidade quanto às consequências da sua escolha. Contudo se isso não bastar, a próxima é;

2. A referência das convenções sociais, ou seja, leis, costumes locais vigentes. E se isso não for suficiente;

3. A referência da doutrina. Analisando a dúvida através dos Cinco Preceitos e dos ensinamentos Budistas.

É interessante notar como o recurso da reflexão sob a visão especificamente da doutrina Budista vem apenas em último caso, apenas na situação da sua análise lógica e das leis ou tradições do lugar em que você vive não bastem para esclarecer o questionamento. Além disso, no Veludvareyya Sutta ainda é oferecido mais um ponto de análise:

4. Comparar seu sentimento com os sentimentos alheios (ou seja, isso significa avaliar a ação tomada tendo como referência o impacto naqueles que serão atingidos), que é a lógica básica para os Cinco Preceitos Budistas. Em outras palavras, se gosto de viver e busco paz mental, qual o sentido em oferecer terror e morte para outros seres sencientes? Se alguém me roubar, será certamente desagrável, então eu não deveria roubar. E o mesmo raciocínio se repete para a má conduta sexual, mentir, difamar, fala grosseira e conversas frívolas.

Finalizando, no Ambalatthikarahulovada Sutta diz:

"Porém, se refletindo, você sabe que (...) será uma ação habilidosa com felizes consequências, felizes resultados, então qualquer ação (...) desse tipo é adequada."

Para o pensamento Budista, certo e errado existem e dependem apenas do tribunal definitivo do homem, a sua própria consciência. A responsabilidade de cada ato cai sobre cada escolha feita e suas consequências se desdobram enquanto houver condições para tal.

"Quando vocês souberem por vocês mesmos que, essas qualidades são hábeis; essas qualidades são isentas de culpa; essas qualidades são elogiadas pelos sábios; essas qualidades quando postas em prática conduzem ao bem-estar e à felicidade - então vocês devem penetrar e permanecer nelas." (Kalama sutta)

Autor: Marcelo Prati - professor de Música, Guitarrista graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo.


Referências:

Ambalatthikarahulovada Sutta
http://acessoaoinsight.net/sutta/MN61.php

Anguttara Nikaya
http://acessoaoinsight.net/sutta/anguttara_nikaya.php

Essentials of Buddhism (Gnanarama, Pategama)
http://www.buddhanet.net/pdf_file/essentialsof.pdf

Kalama sutta
http://acessoaoinsight.net/sutta/ANIII.65.php

Veludvareyya Sutta
http://acessoaoinsight.net/sutta/SNLV.7.php

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